segunda-feira, 16 de março de 2015

Carburador DFV 446




Décio Fernandes Vasconcelos, era na época (é ainda hoje) uma empresa que atua no ramo de instrumentos óticos de precisão, tipo microscópio. Um DFV 446 importado não existe, mas pode ser que exista um 446 (o uso do projeto) com outra empresa que fabricava, algo como hoje Weber 40, EMPI 40, Speed 40... A DFV nunca foi adquirida pela Webercarbras, a empresa é atuante até hoje, reparem no link dfv o emblema usado hoje é o mesmo estampado em alto relevo nos carburadores 446, 444, 228... na história da empresa não tem citação dessa "empreitada" da DFV, talvez por que fabricavam instrumentos de precisão, e precisão não tem muito a ver com a linha de carburação que eles fabricavam. Boto fé que eles entraram na "empreita" de fornecer carburação às montadoras Ford, GM e Dodge...ficaram por um tempo e depois a Weber assumiu o compromisso e manteve alguns modelos, e excluiu outros, tipo o 444 dos Galaxie, que passaram a ser os Motorcraft com a entrada do 302 V8, no lugar dos 292...ou mais atrás os 272...acho que dos projetos que a DFV fabricava só manteve os 228 e 446 para a GM mesmo, o que sempre achei uma sacanagem, um Diplomata, carro top da montadora e do país, sair de fábrica com uma carburação tão antiga. Pelo que pesquisei então há bastante tempo já, é isso, acho que uma carburação DFV importada não existe, mas talvez os projetos das cavernas 446, 444 e 228 tenham tido outra marca fora.



O carburador DFV modelo 446 é um Stromberg da série "WW" serie essa que começou a ser usada desde 1950 nos Dodge e Buick, fabricado no Brasil como falou o Jean pela D.F. Vasconcelos em São Paulo sob licença da "The Bendix Corporation" USA. 

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